Montados com grua, painéis para lajes treliçadas erguem um pavimento por dia

Mais de cinco mil painéis P240, da M3/SP, foram utilizados em construção de edifício residencial, economizando mão de obra e tempo.

 

M3-SP-1$$8483A localização privilegiada do PREMIUM RESIDENCE, próximo ao Parque Ecológico e ao principal complexo multiuso da cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, não é a única atração deste empreendimento residencial. Sua configuração em cinco torres, que variam de 16 a 17 pavimentos tipo, engloba uma grande área de convivência, lazer e fitness.

Conta, ainda, com infraestrutura completa de serviços que busca a segurança, comodidade e qualidade de vida dos condôminos.

DESAFIO

M3-SP-2$$8484Otimizar as etapas construtivas era palavra de ordem na construção desse empreendimento. Isso englobava a execução de lajes com qualidade e grande economia de tempo / mão de obra.

Os processos convencionais, com peças pré-moldadas de concreto, por exemplo, não conseguiriam atender esses requisitos com exatidão, uma vez que seu fornecimento implica em algumas questões delicadas da obra, como dificuldade para estocagem, montagem estritamente manual, necessidade de concretagem / acabamento, entre outros fatores.

SOLUÇÃO

Com o uso dos painéis para lajes treliçadas P240, da M3/SP, a obra encontrou uma excelente alternativa para suprir essas dificuldades aparentes. Afinal, trata-se de um produto que chega à obra pronto para instalar.

Ele é montado somente por meio de gruas, tornando o processo muito mais simples e rápido. Na construção do PREMIUM Residence, cerca de cinco mil painéis resultaram na execução de um pavimento por dia. No total, aproximadamente 45 mil m² foram montados com a linha P240.

Com grande precisão dimensional e perfeita planicidade da superfície, os painéis reduziram a mão de obra. Um fator importante é que as peças não exigem a concretagem e o acabamento, e muito menos pedem reboco e chapiscaria. Sem dizer que os produtos possuem abertura própria para caixa de luz e tubos.

A equipe técnica da M3/SP forneceu completo acompanhamento técnico, desde o início do projeto, desenvolvendo os painéis sob medida.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Os Painéis Treliçados da M3/SP são compostos por uma base de concreto estrutural, sobre a qual é montada a armação treliçada (NBR 14862). Esta base recebe, também, barras complementares de aço, que são dimensionadas de acordo com as espessuras, vão e sobrecargas necessárias em cada obra. São subdivididos em dois segmentos: painéis para montagem manual e painéis para montagem com equipamento.

As linhas P120 e P240, que também compõem pré-lajes maciças e nervuradas, são executadas com guindastes ou gruas. A vantagem é a rapidez da montagem (até 600 m²/dia). Estruturalmente, podem ser armados em uma ou duas direções e atendem qualquer tipo de apoio (convencional, metálico, alvenaria armada ou pré-moldado).

Descrição da Obra
Contratante: Grupo Jacitara
Local da obra: Indaiatuba (SP)
Data da obra: Início: Maio de 2014 / Término: Junho de 2014
Fornecedor: M3/SP
Nome do Produto: Painéis para lajes treliçadas (linha P240)

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.